A Medicina Tradicional Chinesa
É uma técnica abrangente e completa de saúde e de cura, baseada na teoria de que a energia, chamada “Chi”, circula ao longo do corpo através de caminhos, os meridianos, e fundamentada em noções de harmonia e equilíbrio. Então, a doença ocorre quando algo bloqueia ou desequilibra a circulação de energia. Serve-se de várias técnicas, tais como Acupuntura e Moxibustão, massagem Tui-Na, Fitoterapia Chinesa, Dietética e exercício físico (Chi Kung), para tratar ou prevenir patologias.
Acupuntura e Moxibustão – A acupuntura é uma das principais formas de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa. Subentende a inserção de agulhas finas e afiadas no corpo, em pontos específicos. De acordo com o quadro clínico avaliado, o terapeuta pode aplicar a Moxibustão. Nesta terapia é queimado um caule ou cone de artemísia sobre o ponto de acupuntura ou na extremidade da agulha, com objetivo de estimular e reforçar o sangue e a energia vital do corpo.
- Massagem Tui-Na – Intensa e estimulante massagem, cujo objetivo é dispersar, tonificar e harmonizar a energia e o sangue dos meridianos, órgãos ou região, desbloqueando e retirando tensões, relaxando e reequilibrando a energia vital.
Pode ser utilizada como substituto da acupuntura em crianças ou em pacientes com dificuldade em submeterem-se ao tratamento com agulhas. - Regulação dietética – Um corpo em equilíbrio requer de igual modo uma dieta equilibrada, pelo que na Medicina Tradicional Chinesa esta é a base da linha de tratamento. Os alimentos permitem manter o corpo em harmonia. Pretende-se o equilíbrio através da energia que cada ingrediente liberta no organismo.
Fitoterapia Chinesa – As plantas assumem um papel importante no tratamento de determinadas doenças. A seleção das ervas assim como as fórmulas fitoterapêuticas são aconselhadas e organizadas em categorias, com base em padrões de diagnóstico.
- Chi Kung (QiGong) – Exercícios que combinam movimento suave e respiração controlada, na qual a atenção e a visualização do praticante estão concentradas nas várias partes do corpo, de modo a alterar o fluxo de energia. Chi Kung significa literalmente “energia” (Chi ou Qi) e “habilidade, treino” (Kung ou Gong), ou seja, treino e desenvolvimento da energia do corpo humano.
Auriculoterapia – Terapia milenar e uma arte de equilibrar o organismo através do pavilhão auricular. Especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou sementes colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efetivando continuamente o tratamento.
EXEMPLOS DE INTERVENÇÃO
Dor aguda e crónica
Perturbações respiratórias, gastrointestinais, ginecológicos, nervosas, emocionais, dermatológicas
Baixa imunidade
Alterações emocionais