Fisioterapia
Proporcionada por técnicos superiores de saúde, a Fisioterapia avalia o utente com base na estrutura e função do corpo, recorrendo a testes de terapia manual, observação do movimento, avaliação objetiva e história. Com isto, estabelece o melhor plano terapêutico com consentimento do indivíduo e com vista à resolução mais célere de condições e lesões.
Os nossos Fisioterapeutas estão devidamente sensibilizados para o trato de cada ser como ser único que cada um é. Assumem ainda o papel de reeducar e facilitar ao utente a integração de novos hábitos, no sentido de prevenir novas recidivas, futuras lesões e instaurar a autonomia na própria manutenção do indivíduo para o seu bem-estar.
A Fisioterapia vai além de uma intervenção para tratamento: com os conhecimentos atualizados, a ânsia dos nossos Fisioterapeutas em promover vidas humanas com qualidade é o auge das suas competências.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
Avalia o bebé e a criança, procurando causas da sintomatologia, delineando um plano de intervenção adequado. Disponibiliza uma abordagem muito suave que respeita a frágil estrutura do bebé e da criança. Tem como objetivo corrigir e / ou prevenir alterações que possam advir, por exemplo, da vida intrauterina e no parto.
Exemplo:
- Torcicolo congénito ou postural;
- Assimetrias da estrutura musculoesquelética / estruturais e movimento;
- Problemas respiratórios ou digestivos (bronquiolites, asma, rinite, obstipação, entre outros…);
- Plagiocefalia (cabeça assimétrica);
- Luxação congénita da anca;
- Alterações posturais (escoliose, hipercifose);
- (…)
Na fase de vida mais avançada, os cuidados de saúde requerem a intervenção do Fisioterapeuta, de modo a prevenir e tratar disfunções decorrentes do processo de envelhecimento. Com a aplicação de técnicas fisioterapêuticas, é possível prevenir problemas funcionais, promover a recuperação funcional global e incrementar qualidade de vida de pessoas idosas.
Exemplo:
- Artrose;
- Prótese total da anca;
- Dificuldades de equilíbrio;
- Défice de mobilidade;
- (…).
Exemplo:
- Parkinson;
- Acidente vascular encefálico;
- Paralisia facial;
- Distrofia muscular;
- (…)
Exemplo:
- Lombalgia;
- Entorse;
- Tendinite;
- Bursite;
- Distensão muscular;
- Pós-fratura;
- (…)
Exemplo:
- Linfedema;
- Atividades funcionais;
- Alívio de dores;
- Melhoria da força e amplitude de movimento;
- (…)
Servimo-nos da mais recente tecnologia de Diatermia.
Recorre a energia eletromagnética de alta frequência, para provocar aquecimento endógeno (nos tecidos) do corpo humano. A TECAR – Transferência Elétrica Capacitiva e Resistiva, é utilizado por Fisioterapeutas transmitindo energia não invasiva e 100% natural para o corpo humano.
O calor profundo produzido aumenta o fluxo sanguíneo na área tratada, promovendo aceleração nos processos de recuperação e regeneração tecidular. A vascularização torna-se seis vezes mais rápida.
Com a diatermia conseguimos resultados imediatos e duradouros, sendo o tratamento agradável e indolor. Abrevia o tempo de recuperação de inúmeras condições patológicas e estéticas.
Abordagem terapêutica que utiliza exercícios específicos para melhorar a função pulmonar, otimizar a mecânica respiratória e promover a reeducação da respiração.
Através de movimentos orientados e técnicas manuais, trabalhamos para aumentar a expansão pulmonar, mobilizar secreções e fortalecer a musculatura respiratória.
Realizamos uma avaliação individualizada e desenvolvemos um plano terapêutico personalizado, de acordo com as necessidades de cada pessoa — seja em situações agudas, crónicas ou como apoio na recuperação de cirurgias e doenças respiratórias.
Exemplo:
Reeducação do padrão respiratório
Melhoria da capacidade pulmonar em doenças respiratórias crónicas (DPOC, asma, bronquite)
Auxílio na eliminação de secreções (pós-COVID, fibrose, pneumonias)
Preparação e recuperação no pré e pós-operatório torácico ou abdominal
Fortalecimento da musculatura respiratória em idosos e pessoas com limitações físicas
Melhoria da qualidade de vida em pacientes com fadiga respiratória ou baixa tolerância ao esforço
- (…).