A Neuropsicologia
Especialidade da Psicologia e dedica-se fortemente à identificação e reabilitação de alterações cognitivas, como as de memória ou atenção, que possam decorrer após lesão cerebral. Também as disfunções cognitivo-comportamentais beneficiam dos conhecimentos do neuropsicólogo.
Fortemente aplicada em situações de Transtorno de Oposição e Desafio. A desobediência pode ser comum entre crianças e pré-adolescentes, mas quando a atitude de teimosia é excessiva é preciso estar atento a um possível Transtorno de Oposição e Desafio. É caracterizado por uma atitude reiterada de teimosia, postura desafiadora e comportamento hostil. O quadro clínico que pode afetar crianças e pré-adolescentes, geralmente em idade escolar.
A Terapia Cognitivo Comportamental promove técnicas de modificação de comportamento, reforça atitudes positivas e afasta padrões negativos.
Também o Défice Cognitivo Ligeiro é considerado um estado transitório entre o envelhecimento normal e aparecimento de demência. Caracteriza-se por uma perda de capacidades cognitivas superior ao que é expectável para a idade da pessoa, mas sem que esta interfira significativamente nas atividades de vida diárias.
EXEMPLOS DE INTERVENÇÃO
Demência
Transtorno de oposição e desafio
Défices cognitivos
Alzheimer
Traumatismos crânio-encefálicos
Defeitos cognitivos ligeiros